O Mistério da Ilha de Hy-Brazil




A história é uma ciência imperfeita e mesmo nossas teorias aparentemente "sólidas" são baseadas em registros incompletos, fragmentados de informações que se perderam ao longo do tempo, muitas vezes traduzidas de linguagens mortas as quais não compreendemos o que realmente significam. Como tal, grandes inconsistências e argumentos podem surgir, como a existência ou não de lugares como a lendária ilha fantasma de Hy-Brasil. Provavelmente todos já ouviram falar desta ilha que segundo algumas teorias "fazia" parte de Atlântida, o antigo continente perdido, lenda essa que tem desafiado historiadores por centenas de anos. 

Dessa forma com este acréscimo, o mistério fica ainda muito mais estranho. Hy-Brazil seria então uma lendária ilha fantasma que acredita-se estar localizada em algum lugar a oeste da Irlanda no oceano Atlântico. Ao que tudo indica, ilhas fantasmas eram bem recorrentes antes nos primórdios das grandes navegações, o que acrescenta ainda mais ceticismo a teoria, visto que eram igualmente os comuns erros de coordenadas, os quais hipoteticamente teriam sido transferidos para os mapas e principais cartas náuticas. Entretanto o estranho é que Hy-Brazil apareceu em mapas por tanto tempo que fica difícil corroborar tal afirmação, já que não há indícios físicos de que algo dessa natureza tenha de fato sido real.

 


Hy-Brazil apareceu nos mapas da Europa a partir de 1570, bem ao lado do casco do cavalo, sob a palavra "Europa". Intrigantemente seu nome é derivado do idioma Gaélico diretamente do termo "Uí Breasail", que se traduz como: Clã de mama" - aparece também em vários outros mapas antigos como o da Catalunha do ano de 1375, e também em mapas mais recentes de 1865.

Mergulhando fundo nessa história, o quão verdadeiro seria de fato o relato que diz que da Irlanda teve uma ilha mítica em um passado remoto? Não há dúvidas de que neste contexto a imaginação do expectador se funde com a realidade, pois a ilha de Hy-Brasil é citada tanto nos registros dos viajantes quanto em lendas Irlandesas. Poderia este país ter sua própria versão da história de Atlântida? Infelizmente não tenho resposta para para tal pergunta.

 


Entretanto as informações coletadas pela historiadora Fiona Broome e entusiastas de mitologias celtas, mostram a simbiose entre mito e realidade em relação à ilha de Hy-Brasil. Hy-Brasil também soletra-se: Hy-Breasal, Hy-Brasil, Hy-Breasil, Brazir. Variações relacionadas referem-se a uma ilha fantasma que aparece em inúmeras histórias irlandesas. No folclore celta recebe o nome de Breasal, que significa "O Grande Rei do Mundo".

 


Alguns pesquisadores do assunto alegam que com o passar do tempo e a frequente exploração do Atlântico, o nome Hy-Brazil pode ter sido anexado a um lugar real, o que poderia fornecer algumas evidências do porque ela se ligou ao mito irlandês. Porém isso é apenas uma hipótese não confirmada. 

Incrivelmente o nome Hy-Brasil esteve contido em mapas desde 1325, quando o cartógrafo genovês Dalorto demarcou a ilha a oeste da Irlanda. Em sucessivas cartas de navegação aparece como sendo um a ilha situada a sudoeste da Baía de Galway. Se a ilha existe ou existiu, ainda permanece um mistério. No entanto os inúmeros relatos que a mencionam sustentando sua real existência são quase impossíveis de se de negar.

A característica geográfica mais distinta de Hy-Brasil é que ela aparece nos mapas na forma de um círculo perfeito tendo um canal no centro. Curiosamente a bandeira brasileira tem exatamente este mesmo desenho.




A história teve início entre os séculos IX e X, onde um autor desconhecido de um mosteiro Europeu relata a história de um monge irlandês e seus 14 companheiros que embarcaram em uma incrível e perigosa viagem no século V com destino a "Terra repromissionis sanctorum" que traduzido do latim significa: "A promessa dos santos".

O misterioso autor conta que os monges Saint Barrind e Saint Brendan mais conhecido por São Brandão, acabaram encontrando uma ilha, a qual tinha todo o seu perímetro em forma circular. Mais tarde ao voltarem para casa, eles deram descrições idênticas as de de Hy-Brasil a qual eles apelidaram de “Terra Prometida” da tal ilha foi confirmado pelos monges Santos Barrind e Brendan, mais conhecido por São Brandão em nosso idioma.



Separadamente eles caminharam por toda a costa da ilha para tentarem determinar onde ela terminaria, porém não conseguiram chegar ao seu fim, muito provavelmente por terem andado em círculos.

Uma das visitas mais famosas de Hy-Brasil é dito ter sido feita em 1674, pelo capitão John Nisbet de Killybegs. Nos registros é dito que ele e sua tripulação estavam em águas a oeste da Irlanda, quando surgiu uma misteriosa névoa, que ao se dispersar mostrou que o navio havia se movido perigosamente próximo a um grande número de rochas. Enquanto ainda se orientavam, acabaram ancorando a cerca de três braças de profundidade. Logo em seguida quatro tripulantes saíram do navio em direção à praia para averiguar e explorar o local, descobrindo logo em seguida que haviam aportado em uma misteriosa ilha - Hy-Brasil.

Os relatos continuam narrando que eles acabaram passando um dia inteiro na misteriosa ilha, retornando em seguida com uma grande quantidade de prata e ouro, tesouro que teria sido por um misterioso homem idoso que habitava a ilha. O último suposto avistamento foi registrado no ano de 1872 por Roderick O'Flaherty. Intrigantemente uma descrição cartográfica de 1684 também fala do tal tal homem velho.



O último avistamento documentado de Hy-Brasil foi no ano de1872, quando o autor T. J. Westropp e vários companheiros a bordo de seu navio relataram ter visto uma misteriosa ilha aparecer e desaparecer em um piscar de olhos no meio oceano. Esse teria sido o terceiro avistamento feito de Hy-Brasil. Na viagem T. J. Westropp estaria acompanhado de sua mãe e alguns de seus melhores amigos a fim de comprovarem a existência da lendária ilha.

Intrigantemente um mapa catalão do ano de 1480 nomeia uma ilha a sudoeste da Irlanda como "Illa de brasil". Expedições posteriores em 1480 e 1481 designaram um o conhecido capitão Bristol para procurá-la. Também uma carta escrita logo após o retorno de John Cabot de sua famosa expedição feita em 1497 relata que as terras encontradas por ele já teriam sido “descobertas muito antes pela tripulação de Bristol, que segundo ele era na verdade Hy-Brasil. Com o objetivo de explicarem o nome de nosso país, alguns historiadores argumentam que Pedro Álvares Cabral pensou ter chegado a tal ilha no ano de 1500, nomeando-a assim mais tarde de Brasil.

Na verdade Cabral não escolheu o nome "Brasil", pois sabemos que inicialmente nossa terra foi chamada de Ilha de Vera Cruz ou Ilha da Verdadeira Cruz; depois Terra de Santa Cruz ou Terra da Santa Cruz; e em seguida, muito mais tarde ser foi finalmente de "Brasil". A teoria mais aceita para explicar o nome Brasil diz que foi ele recebeu este nome por causa da madeira do pau-brasil, que era muito abundante na época e valiosa no comércio português. A planta tem uma cor muito vermelha que lembra uma brasa, por este motivo o nome seria “Brasil”que deriva da palavra “brasa”de fogo.

Nos vídeos abaixo você terá uma visão muito mais ampla de toda esta intrigante história. Assim espero que tanto esta leitura quanto eles possam ajuda-lo/a a formar sua própria opinião sobre o assunto. Obrigado por sua leitura e até o próximo post!

O Mistério da Ilha de Hy-Brazil

Mapas antigos e sociedades secretas



Postar um comentário

0 Comentários