Buda do espaço ou de homem ferro

Space Buddha or Iron Man


A estátua do Homem de Ferro tem 24 centímetros  e pesa 10 kg . A imagem representa o que poderia ser uma divindade budista Vaiśravaṇa, e possa ser feita a partir de uma rara ataxito que é uma classe de níquel rico em ferro meteorito. Alega-se ser de origem tibetana e ter sido esculpida por volta do ano 1000 da E.C., diretamente de um meteorito que caiu na terra por volta de15.000 anos, embora, segundo os mais céticos, não há nenhuma evidência que prove essa alegação.

É dito que a estátua muito provavelmente tenha sido adquirida de uma expedição alemã feita no ano de 1938 a 1939 no Tibete. As evidências da procedência da estátua ainda não foram apresentadas. A estátua foi mantida em uma coleção particular na Alemanha até ser leiloada em 2007. A figura é adornada com uma suástica budista de rotação no sentido anti-horário em seu peito. Até o dado momento, as origens do artefato continua sendo um grande mistério.
Suástica

A suástica  que pode ser representada nos sentidos hórários e anti-horáios, (卐 卍), é uma figura geométrica e um antigo ícone religioso encontrada nas culturas da Eurásia. É usada para representar divindade e espiritualidade nas religiões indianas, especialmente no hinduísmo. 

No mundo ocidental,  era um símbolo de boa sorte e auspiciosidade até a década de 1930, quando se tornou um símbolo marcante do nazismo, representando assim, uma espécie de emblema da raça ariana. Como o advento da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, a maioria das pessoas na Europa e nas Américas passaram a associa-la ao nazismo e ao anti - semitismo. 

A palavra suástica vem do sânscrito ( Devanagari : स्वस्तिक ) que significa 'propício ao bem-estar' ou 'auspicioso'.  No hinduísmo, o símbolo com os braços apontando no sentido horário (卐) é chamado, suástica, simbolizando surya ('sol'), prosperidade e boa sorte, enquanto o símbolo no sentido anti-horário (卍) é chamado sauvastika , simbolizando a noite. No jainismo, ela representa o símbolo de Suparshvanatha - o sétimo dos 24 Tirthankaras. ( professores espirituais e salvadores ). Já no budismo, ela simboliza as pegadas auspiciosas do próprio Buda. Em várias religiões indo-européias importantes, a suástica simboliza raios, representando o deus do trovão e o rei dos deuses, como Indra no hinduísmo védico, Zeus na religião da Grécia antiga, Júpiter na antiga religião romana e Thor na antiga religião germânica.


 


Postar um comentário

0 Comentários